Em meu curso de especialização em História e Cultura Afro-brasileira, tive opotunidade de ser aluno do grande professor Rivair Macedo, um conhecedor impar da história de povos africanos. Tivemos a oportunidade de conhecer muito sobre história da África a partir de um personagem que ele nos apresentou conhecido popularmente como Ibn Battuta ou Abu Abdallah M., Segundo Rivair, Ibn Battuta foi um dos maiores viajantes da história passando em três continentes, sendo o último o africano.
"No ano 752 da Hégira, correspondente a 1352 da era cristã, ele realizou sua última viagem. Acompanhou uma caravana de comerciantes da cidade de Sijilmassa, atravessando o deserto do Saara para conhecer os povos do Bilad al-Sudan, a “Terra dos Negros”. Os registros dessa viagem constituem o único testemunho ocular direto sobre o mais importante Estado africano anterior ao século XV que se desenvolveu nos territórios dos atuais países da Mauritânia, Mali, Guiné, Nigéria, Senegal e Burkina Fasso, conhecido na posteridade como “Império do Mali”(fragmeto retirado do site http//www.bhzdesign.com.br/clientes/ibnbattuta/concepcao.html, desenvolvido pelo professor Rivair para divulgar sua pesquisa sobre Ibn Battuta)
Os relatos de Ibn Battuta são de grande valia nas pesquisas sobre as sociedades africanas anteriores a exploração européia. Demonstram influência que o Islã teve sobre o continente africano, principalmente sobre os povos da África Setentrional e Ocidental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário