sexta-feira, 23 de setembro de 2011

 

Na noite do dia 21 de setembro, realizou-se na Câmara de Vereadores de Alvorada, às 18h30min, o Seminário Evidenciando Histórias: “A Saga Sul-Riograndense sob a ótica de Porongos este que foi o último confronto da Revolução Farroupilha.
Resultou no massacre do Corpo de Lanceiros Negros de Teixeira, que estavam acampados na curva do arroio Porongos, no atual município de Pinheiro Machado quando foram atacados pelos imperiais.
A atividade contou com a presença de autoridades, estudiosos do assunto, além dos nossos educadores da Educação de Jovens e Adultos (SEJA) e membros da assessoria pedagógica e do Espaço da Diversidade da SMED/Alvorada.
Discutiu-se o tema com o objetivo de elucidar os participantes sobre os antecedentes históricos que culminaram com o massacre dos Lanceiros Negros na Guerra Farroupilha, bem como os reflexos culturais e sociais deste acontecimento, ocorrida no dia 14 de novembro de 1844.
Como abertura, tivemos uma Exposição composta por 10 Banners, “Lanceiros Negros” do IPHAN- INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL, para apreciação dos presentes.
Logo após, tivemos a formação da mesa de debates, com os palestrantes pela ordem: Jorge Euzébio Assumpção, MS em História pela PUC-RS e professor no curso de pós-graduação na FAPA-RS e professor da Secretaria de Estadual de Educação do RS e Juremir Machado da Silva, pesquisador, professor, jornalista, tradutor e escritor. Entre outras titulações, é Doutor em Sociologia da Cultura, pela Université Paris, René Descartes. Atualmente é professor titular da PUC-RS, onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Comunicação.
Como mediador da mesa, contamos com a presença do Professor de História e Especialista em História e Cultura Afro-Brasileira, Adaílson Luís Lopes Rodrigues da E.M.E.F. Paulo Freire e Escola Estadual de Ensino Médio Castro Alves.
Após a explanação dos palestrantes, foi aberto um espaço para discussão, e avaliação por escrita da atividade por parte dos presentes e colocado que será oportunamente enviado para todas as nossas escolas, material sobre o tema, composto de: DVD, CD, bem como obra do escritor Juremir Machado da Silva, História Regional da Infâmia.
A Secretária Municipal de Educação, Profª. Maria de Lourdes Santos da Silva destacou a importância de investimentos na formação e atualização permanente aos profissionais da educação, de todas as áreas do conhecimento, especialmente para modalidade de Jovens e Adultos, onde momentos como este, têm revelado a importância histórica da saga de Porongos como suporte para manutenção de nossa memória Histórica, além de nos ajudar a refletir e reescrever com grande ousadia, as páginas reais de nossa história.
O Prof. Jorge Euzébio e Prof. Juremir reiteraram as palavras da secretária de educação, dizendo que a educação de Alvorada, esta muito bem representada pela postura e prática da sua secretária e de membros da sua equipe do Espaço da Diversidade, bem como da intensa satisfação que tiveram, em ministrar uma formação, para um grupo tão seleto de educadores, que realmente, através das ricas intervenções que fizeram, demonstraram o quanto a educação em Alvorada, esta fazendo a diferença.
O Prof. Jorge Euzébio salientou também, que este foi o primeiro município, no qual ele lecionou, sentindo-se honrado em retribuir hoje, com o carinho e grandes amigos que aqui deixou.
O Prof. Juremir destacou que além da alta qualificação dos presentes, o diferencial também esteve no fato, de que certamente o município de Alvorada, foi o único em todo o Estado, de após a data máxima dos gaúchos, ter a coragem de abrir para a discussão, de uma forma Democrática, sobre um tema que ainda muitas vezes é romanceado e povoado por uma quase ficção romanceada e heróica, tendo a nossa cidade, aberto caminhos para um novo olhar desta página de nosso Estado.
Durante o evento, fizeram-se presentes, o Sr. Rafael Monroe, assessor de nosso vice-prefeito municipal, além dos Vereadores Prof. Serginho e Marcos Thiago, além de diversas lideranças municipais.
Texto /Fotos: Prof. Bruno Zarzana Lopes/ SMED-ESPAÇO DA DIVERSIDADE

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

domingo, 18 de setembro de 2011

SEMINÁRIO:

Seminário “Evidenciando Histórias”

Dia 21/09 Câmara Municipal - 18h30min

Palestrantes

Jorge Euzébio Assumpção

Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em 1995. Atualmente é professor no curso de pós-graduaçao das Faculdades Porto-Alegrenses e professor da Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul.

Juremir Machado da Silva

Pesquisador, professor, jornalista, tradutor e escritor, Juremir Machado da Silva é graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1984), em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1984), DEA em Sociologia da Cultura - Universidade de Paris V (René Descartes, Sorbonne) (1992) e doutor em Sociologia da Cultura - Université Paris V, René Descartes (1995). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Comunicação.

Mediação:

Adailson Lopes Rodrigues
Professor de História e pós-graduando em História e cultura Afro-brasileira

Professor da E.M.E.F. Paulo Freire/ -Alvorada e da E.E. Castro Alves/ SEC-RS.

Seminário sobre a participação dos negros na Revolta Farroupilha
O evento pretende reletir sobre os antecedentes históricos que culminaram com o massacre dos Lanceiros Negros na Guerra Farroupilha, bem como os reflexos culturais e sociais deste acontecimento, ocorrido no dia 14 de novembro de 1844.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Mini feira de Geografia, História e Ciências (escola Brigadeiro)

Parabéns aos alunos da 5ª, 6ª e 7ª séries da escola
Os alunos fizeram uma pesquisa sobre as plantas e ervas medicinais utilizadas pelos indígenas, depois apresentaram suas propriedades medicinais ( fizeram chás e explicaram para que tipo de doença poderiam ser utilizados).Os alunos e alunas da sétima série explicaram como se dá o funcionamento da respiração no corpo humano e do aperelho digestório. Na geografia os alunos pesquisaram sobre a influência dos povos africanos e indígenas no Brasil. Explicaram o que eram os quilombos e as comunidades remanescentes de quilombos, além disso, mostraram um pouco da diversidade musical (instrumentos, músicas e danças) dos afro-brasileiros e dos indígenas.